domingo, 6 de setembro de 2009


O que é que torna o amor romântico tão sedutor? Quando se examina essa pergunta, conclui-se que Eros - o amor romântico, sexual, apaixonado -, o êxtase supremo, é um poderoso coquetel de ingredientes culturais, biológicos e psicológicos. Na cultura ocidental, a idéia do amor romântico vicejou ao longo dos últimos duzentos anos sob a influência do Romantismo, movimento que contribuiu muito para moldar nossa percepção do mundo. O Romantismo surgiu como uma rejeição ao Século das Luzes, com sua ênfase na razão humana. O novo movimento exaltava a intuição, a emoção, o sentimento e a paixão. Salientava a importância do mundo sensorial, a experiência subjetiva do indivíduo e tinha uma inclinação pelo mundo da imaginação, da fantasia, pela busca de um mundo que não existe - um passado idealizado ou um futuro utópico.
(Howard C. Cutler)

O que eu penso sobre o amor romântico? Acredito que o amor romântico é interessante para acender o fogo da paixão, para propiciar a atração entre dois seres humanos sob uma perspectiva instintiva, carnal. Contudo, considero o amor romântico insuficiente para sustentar um relacionamento estável e duradouro, pois este imprescinde também de outros componentes. Ao meu ver, a autenticidade, o afeto, a generosidade, a compaixão para com o outro e o respeito mútuo são fundamentais para a construção e consequente solidificação de um real e verdadeiro amor, o qual é avesso a tendências exclusivamente romancistas.

Um comentário:

  1. el amor, es capaz de volverte la persona mas fuerte del universo como es tambien capaz de hacerte el mas insignificante ser sobre la tierra, sería ideal el equilibrio...pero pocas veces se logra.

    ResponderExcluir